terça-feira, 21 de abril de 2009

Oficina II - trabalhando gêneros textuais.

Na nossa 2º oficina conversamos sobre gêneros textuais. ( TP3 - unidades 9 e 10 ).
Segundo Marcuschi, os gêneros textuais "(...) são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social. Fruto do trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia. (...) Surgem emparelhados a necessidades e atividades sócioculturais.(...). Caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais".
Alguns exemplos de gêneros textuais:

Telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de concomínio, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio, resenha, outdoor,piada, aulas virtuais etc. São incontáveis e assim como surgem, podem desaparecer.

O nosso 1º momento foi gratificante, pois o conceito de"gêneros textuais" ficou bem claro para nós. Observamos que alguns livros trabalhados em sala de aula, não estão de acordo com essa ideia de gêneros e que realmente se faz necessário um estudo mais profundo sobre essa questão.

No nosso 2º momento ( relato de experiência ) todos puderam compartilhar a experiência vivida em sala de aula. A Sugestão do TP " avançando na prática" sobre biografia foi a mais utilizada. A maior dificuldade dos alunos, na sua grande maioria, foi confeccionar uma autobiografia em terceira pessoa, como o proposto na página 25 do TP3. Muitas estratégias foram utilizadas para facilitar a atividade do aluno como: leituras de outras biografias, entrevistas com pessoas importantes da escola ou da comunidade, entrevista com o colega de classe etc.
O tema transversal "TRABALHO" foi amplamente analisado e questionado nas aulas. Alguns cursistas confessaram ter mudado seu conceito de trabalho depois do estudo do TP e de algumas atividades específicas para seus alunos.

Reservamos nosso 3º momento para atividades lúdicas sobre "gêneros textuais". A turma foi dividida em cinco grupos. Cada grupo ganhou um envelope rosa. dentro desse envelope havia um gênero a ser trabalhado ( criado e apresentado ) por eles. Nosso resultado foi melhor do que o esperado. Letra de música, histórias em quadrinhos, cordel, poema e carta pessoal. Ô povo criativo !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário