segunda-feira, 1 de junho de 2009

Trocando ideias sobre LETRAMENTO.


TP4 - UNIDADE 13

LEITURA, ESCRITA e CULTURA

Surgimento da escrita

Importante:
A escrita passou a desempenhar funções diferentes da oralidade e transformou a forma de nos comunicarmos e aprendermos em três instâncias básicas:
*Ampliou a potencialidade de nossa memória;
*Possibilitou a comunicação a distância;
*Tornou-se um instrumento de poder.

Seção 1: O letramento;
Seção 2: Letramento e diversidade cultural;
Seção 3: Conhecimento prévio e a atividade de leitura e escrita.

Objetivos:
1- Refletir sobre os usos e as funções da escrita nas práticas do cotidiano.
2- Relacionar o letramento com as práticas de cultura local.
3- Produzir atividades de preparação da escrita, considerando a cultura local, a regional e a nacional.

OBSERVAÇÕES :

“O aprendizado e o desenvolvimento da leitura e da escrita ocorrem parte no cotidiano, no nosso dia-a-dia, e parte por meio de atividades sistemáticas na escola, com a utilização de reflexões sobre as práticas de nossa cultura e de outras culturas.”

“Quando tratamos da escrita a partir de perspectiva do letramento, temos que considerar o papel / a função que exerce na comunidade. As formas em que se apresenta em nossa cidade, os gêneros textuais que são preferidos pela comunidade e como podemos fazer da cultura local, das tradições, ferramentas para serem utilizadas como base para construção do conhecimento escrito, isto é, para a construção de diferentes experiências escritas de situações sociocomunicativas diversas em sala de aula (...).”


“(...) O processo de letramento é constituído por prática e eventos relacionados ao uso, a função e impacto da escrita na sociedade (...).”


TP4 - UNIDADE 14

O PROCESSO DA LEITURA

Seção 1: Onde está o significado do texto?
Seção 2: Os objetivos da leitura: Expectativas e escolhas de textos.
Seção 3: Conhecimentos prévios interferem na produção de significado do texto?

Objetivos:

1- Reconhecer texto e leitor como criadores de significados;
2- Relacionar objetivos com diferentes textos e significados de leitura;
3- Conhecer a amplitude e o papel do conhecimento prévio da leitura.


IMPORTANTE:

“A compreensão da leitura como produção de significado implica determinadas posições e procedimentos (...). Devemos ter em mente que a compreensão do texto é uma construção do leitor, a partir de sua história, mas tendo obrigatoriamente por base as marcas desse texto, que nunca é completamente fechado a interpretações.”

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