segunda-feira, 1 de junho de 2009

Tipos Textuais

Nossa segunda oficina ( terceiro encontro ), no dia 04 de maio, tratou dos Tipos Textuais. Continuando com o tema transversal "trabalho", estudamos os tipos narrativos, descritivos e dissertativos, tão conhecidos por nós professores, e os tipos injuntivo e preditivo.

Algumas observações importantes:

TIPOS TEXTUAIS

“Usamos a expressão Tipo Textual para designar uma espécie de construção teórica definida pela natureza lingüística de sua composição – aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais , relações lógicas”. ( Luiz Antônio Marcuschi)

Definem-se tipos textuais pela forma em que as informações são organizadas nos textos; pela predominância das categorias gramaticais que levam o leitor/ouvinte a compreender o texto.


Seqüências tipológicas:
Ø Descrição;
Ø Narração;
Ø Injunção;
Ø Predição
Ø Dissertação ( exposição e argumentação ).

O TIPO DESCRITIVO
“ Descrição é o tipo de texto em que se relatam as características de uma pessoa, de um objeto ou de uma situação qualquer inscritos num certo momento estático do tempo”. ( Platão, F. & Fiorin, J.L ).
O Tipo Descritivo enumera aspectos, físicos ou psicológicos, em simultaneidade. A inversão na ordem dos enunciados não altera a “imagem” que a descrição constrói. Possui sintagmas predominantemente nominais, indicam propriedades e posições.


O TIPO NARRATIVO

“Apóia-se em fatos personagens tempo e espaço. Relata mudanças de estado entre os fatos ou episódios, seja marcando essas mudanças nos tempos verbais ou não. Além disso, há uma relação de anterioridade e posterioridade entre os fatos narrados e freqüentemente, esses fatos mantém entre si uma relação de causa e efeito. Por isso, muitas vezes, a ordem em que se enuncia os fatos é relevante para a seqüência narrativa”.


O TIPO INJUNTIVO (ou instrucional )

“Têm por objetivo instruir o leitor/ouvinte sobre alguma coisa. Por isso, as formas verbais mais frequentemente empregadas estão no modo imperativo.(...) O importante é que seqüências instrucionais caracterizam-se por fazer o interlocutor executar alguma ação. A ordenação das ações, por isso, pode ser relevante e a sequenciação entre os enunciados pode corresponder a uma conexão necessária entre os atos a executar”.


O TIPO PREDITIVO

“ Caracteriza-se por predizer alguma coisa, ou levar o interlocutor a crer em alguma coisa, que ainda está por ocorrer. (...) Por isso, nem a cronologia das informações nem a ordenação dos enunciados é muito relevante. Predominam os verbos nos tempos futuros e os conectores lógicos não são importantes. Pode-se perceber, formalmente, uma semelhança com a descrição de uma situação futura: uso dos verbos de estado e de frases nominais.”



O TIPO DISSERTATIVO

“Caracteriza-se o tipo dissertativo por analisar e interpretar fatos ou dados de uma realidade, usando para isso conceitos abstratos. As idéias e as relações entre elas tornam-se mais importantes do que propriamente os dados, ou as informações, que servem de motivo para se chegar a esses conceitos. (...) Quando o texto dissertativo se dedica mais a expor idéias, a fazer que o leitor/ouvinte tome conhecimento de informações ou interpretações dos fatos, tem caráter expositivo e podemos classificá-lo como TIPO EXPOSITIVO. Quando as interpretações expostas pelo texto dissertativo vão mais além nas intenções e buscam explicitamente convencer o leitor/ouvinte sobre a validade dessas explicações, classifica-se o texto como TIPO ARGUMENTATIVO”.


IMPORTANTE:

Gêneros textuais- Exteriores . Incorporam aspectos exteriores da utilização dos textos: os objetivos sociocomunicativos, os interlocutores, etc.

Tipos textuais- Interiores ao texto. São classificados segundo as estruturas lingüísticas que compõe o plano composicional dos gêneros.

“É inevitável a articulação entre gêneros e tipos, pois nestes se constroem lingüisticamente aqueles”.

“Dependendo dos objetivos de sua produção, os Gêneros e os Tipos textuais podem migrar de um gênero para outro,“transportando” sequências tipológicas características de um gênero para outro”.


“ Nem todos os tipos se realizam em todos os gêneros, e nenhum gênero realiza apenas um tipo textual”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário