quarta-feira, 24 de junho de 2009

Observações importantes do TP4 - unidades 15 e16.

GESTAR II - CACHOEIRAS DE MACACU / RJ

Professora Formadora: Maily Anne C. Torres Fraga

UNIDADE 15- “ Mergulho no texto”

Seção 1: Por que e para que perguntar.
Seção 2: Como chegar à estrutura do texto?
Seção 3: Quando queremos aprender.

OBJETIVOS:
1- Conhecer as várias funções e formas das perguntas, na ajuda à leitura do aluno;
2- Utilizar procedimentos que levem à determinação da estrutura do texto.
3- Utilizar procedimentos adequados para atingir o objetivo de ler para aprender.

OBSERVAÇÕES: “A leitura nem sempre é um prazer, ou uma viagem, ou mágica. A leitura implica esforço, aprendizagem nem sempre muito fácil, disposição. Afinal, ler e escrever são experiências conquistadas pelo trabalho, que pode, sim ser compensador e tornar-se prazer, alegria, viagem (...) como querem os anúncios sedutores.
A leitura é sempre um meio. Lemos sempre para alguma coisa: para saber mais, para nos alegrar, ela é sempre uma forma de nos entendermos e de nos situarmos no mundo do universo familiar ao mais amplo”.

PASSOS PARA UMA BOA LEITURA:

1-Ajudar o aluno a interrogar-se;

Tipos de perguntas:
a- Perguntas claras e diretamente apresentadas no texto;
b- Perguntas que propiciem inferências;
c- Perguntas que pedem do leitor uma resposta pessoal, baseada em seus valores.
d- Perguntas que dizem respeito ao gosto pessoal, preferências e aversões. Obs: “gosto” é diferente de “ideologia”
e- Perguntas que levam o leitor a relacionar o texto a outros textos.

“As perguntas deverão estar de acordo com o conhecimento de mundo do aluno”.

2-Estabelecendo a estrutura do texto lido:

a- Deve-se depreender o texto para se chegar a uma compreensão global.
b- Criar frases que sintetizem a idéia do parágrafo;
c- Observar os elementos que estabelecem o encaminhamento do pensamento do autor: Assim, desse modo, por isso no entanto, etc.
d- Reestruturar as frases do texto com uma lógica;
e- Reconhecer dados impertinentes, que não são tão incomuns;
f- Retirar o título.

3-Ler para aprender:

1- 1ª leitura;
2- Leitura compreensiva ( anotando, usando o dicionário);
3- Sublinhar idéias . Obs: Não sublinhar exemplos, repetições, etc.
4- Marcar os termos de relação entre as idéias;
5- Retirar as marcas para o que já se compreendeu;
6- Indicar a idéia central de cada parte do texto.
7- Fazer um resumo.




UNIDADE 16 – A PRODUÇÃO TEXTUAL- CRENÇAS, TEORIAS E FAZERES.

Seção 1 - Escrita, crenças e teorias.
Seção 2 - O ensino da escrita como prática comunicativa.
Seção 3 - A escrita e seu desenvolvimento comunicativo.

OBJETIVOS:

1- Identificar crenças e teorias que subjazem às práticas de ensino da escrita;
2- Relacionar as práticas comunicativas com o desenvolvimento e o ensino da escrita como processo;
3- Identificar dimensões das situações sociocomunicativas que auxiliam no planejamento e na avaliação de atividades de escrita.


HIPÓTESES QUE INFLUENCIAM A PEDAGOGIA DA ESCRITA:

1- A escrita é uma transcrição da fala;
2- Só se escreve utilizando a norma padrão;
3- Todo bom leitor é um escritor;
4- Na escola escreve-se para produzir textos narrativos, descritivos e dissertativos.
5- Para se escrever bem é preciso ter dom.


OBSERVAÇÕES:
Ø Para desenvolver a escrita precisamos ensiná-la e praticá-la;
Ø Leitura e escrita estão interligadas;
Ø Com o desenvolvimento da sociedade, novas necessidades comunicativas surgiram e os alunos têm que ser expostos a diferentes gêneros durante seu aprendizado;
Ø Na escola, os alunos também praticam gêneros para comunicação imediata e para o cumprimento de tarefas do dia a dia, relacionadas à escrita não ficcional;
Ø A escrita é compreendida como uma linguagem em si que está relacionada, intrinsecamente, às práticas orais e de leitura. Passa a ser vista com uma transcrição da fala apenas nos primeiros momentos do seu aprendizado e desenvolvimento e em algumas outras situações.
Ø Tanto os aspectos de ensino-aprendizagem da escrita como o aspecto da organização das atividades devem considerar o desenvolvimento da escrita como atividade comunicativa;
Ø O ensino da escrita está diretamente relacionado com as situações sociocomunicativas.

DIMENSÕES DA SITUAÇÃO SOCIOCOMUNICATIVA COMO PARÂMETROS PARA O PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO DE ATIVIDADES DE ESCRITA:

Ø Consciência da audiência;
Ø Relevância do conteúdo;
Ø Seqüência da informação;
Ø Nível de formalidade;
Ø Função da comunicação
Ø Convenção (formato do documento).


“A leitura é uma prática necessária, mas não suficiente para o desenvolvimento da escrita: Aprende-se a escrever, escrevendo”.

Um comentário:

  1. Maily,
    Espero que logo possamos retornar ao nosso curso.
    Organizei meu blog dê uma olhadinha.
    http://jessicagestar.blogspot.com

    Bjuxxxxxx

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