quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Alguns de nós!!!

Cartão postal. (tabalhando o Gênero).

O uso da leitura e da escrita no cotidiano.

Trabalho dos alunos .( trabalhando os Gêneros textuais em sala de aula).

Trabalho dos alunos .( trabalhando os Gêneros textuais em sala de aula).
Trabalhando os Gêneros em sala de aula.

Para trabalhar em sala de aula.

EU!!!

Fotos dos nossos encontros.


Relatório das três últimas oficinas realizadas.

Segue o relatório das últimas oficinas do município de Cachoeiras de Macacu:

5ª Oficina - 6º encontro
Data: 17/06/09 - TP5 Unidades 17 e 18

1º Momento: Leitura do texto "Palavra" de Adriana Falcão. Página 40 do TP5.
Comentários referentes ao texto e observações sobre o conteúdo destas unidades.

2º Momento: Dinâmica da música. Sentados em círculo, os professores passavam uma folha e ali colocavam uma frase, inspirados por uma música instrumental. O interessante dessa dinâmica, é que, após fazermos a leitura do poema feito por todos os professores, fizemos a leitura da letra original da música. Ficamos admirados ao percebermos que as duas letras eram bem parecidas, tinham o mesmo tema. Dessa forma, ficou provado que a melodia e a harmonia influenciam na letra e devem ter coerência. Além disso, confirmamos que cada um de nós decifra marcas ou pistas de informações deixadas por outras pessoas, que vão compondo textos.

OBS: A atividade está na página 98 do TP5. Fizemos com algumas adaptações como por exemplo, não parando a música quando se passava a folha.


3º Momento: Estudo do texto de referência. Foram formados pequenos grupos de discussão, logo após abrimos um “grupão” e foi muito proveitoso. Dúvidas quanto à coerência foram sanadas.


Intervalo pra o café.


4º Momento: Atividades propostas da página 254 ( oficina )


5º Momento:Relato das experiências vividas em sala de aula.
OBS: Este momento tem sido de grande valia para o nosso grupo, pois todos os professores estão compartilhando suas experiências. Está sendo ótimo!




Pauta da 6ª oficina – 7º encontro
Data: 26/06/09
TP5 – Unidades 17 e 18

1º Momento: Observações generalizadas sobre os temas e as atividades desenvolvidas nestas unidades. ( leitura da apostila entregue aos cursistas ).
O estudo sobre “Coesão” foi bem comentado pelos professores. Todos gostaram das atividades propostas e aprenderam muito.

2º Momento: Estudo do texto “Ampliando nossas referências” – página 166. (em pequenos grupos ).



Intervalo para o café.


3º Momento: Atividades propostas na Oficina 10 – página 257.
Fizemos três grupos e cada grupo apresentou sua propaganda. Levei objetos como: DVD , trena, ralo de pia ( novo ), máquina fotográfica e algumas figuras de revistas como geladeira, micro-ondas, ventilador, etc. Cada grupo escolheu o seu objeto e fez sua propaganda, começando com uma frase negativa. Foi muito legal!


4º Momento: Relato das experiências vividas em sala de aula.
Momento de suma importância para nós.





Pauta da oficina de encerramento.
Data: 08/07/09


Nesta oficina, analisamos e avaliamos tudo o que fizemos. O resultado foi muito bom para todos. Nosso município estava carente de encontros como estes. A troca de experiências foi muito importante.

1º Momento: leitura reflexiva: “Nascer no Cairo, ser fêmea de cupim” (Rubem Braga).
Comentários sobre o ensino da Língua Portuguesa.

2º Momento: Relatos das experiências vividas em sala de aula. ( continuação da oficina anterior).

OBS: Fizemos um lindo mural com algumas atividades desenvolvidas nas nossas oficinas e com atividades desenvolvidas pelos os alunos em sala de aula. ( As fotos estarão no meu blog ).

3º Momento: No nosso 1º Encontro, fizemos a dinâmica da árvore (como em Niterói). Neste último encontro, levamos os nossos frutos, o que colhemos, e o resultado foi o melhor possível. Palavras como: “experiência”, “gratidão”, “criatividade”, “aprendizagem”, “esperança”, etc. foram colocadas na árvore. Todos ficaram satisfeitos. Graças a Deus!

4º Momento: Avaliação final. Distribui uma avaliação para ser preenchida. O resultado foi melhor do que eu esperava.
Fiz a entrega de uns cartõezinhos agradecendo a participação do professor neste 1ºsemestre e lembrando dos nossos próximos encontros, a partir de agosto.



Confraternização. (momento muito agradável).


OBS: Tivemos 8 encontros de 5 horas cada. Algumas vezes trocamos a ordem das atividades que estão sugeridas nas oficinas. Deixamos, algumas vezes, o relato das experiências vividas em sala de aula para o final.
A grande maioria realizou as atividades propostas, porém os professores reclamaram muito do tempo, principalmente no final de bimestre.
Estas Oficinas ainda serão colocadas no meu blog. Estou fazendo aos poucos, também por falta de tempo e um pouco por falta de experiência. Mas estou fazendo o melhor que posso.
Obrigada e até Arraial do Cabo.
Maily Anne.