quinta-feira, 23 de abril de 2009


Eu e o TP3 ( muito estudo pela frente! ).

Um povo estudioso!

Grupo responsável pelo gênero "Carta Pessoal".

Apresentação de um pema.

Os sons do trabalho

Piiiiiiiim
Ploc ploc
Rrrrrrrr
Trtrtrtr
Oen Oen
Pá pá pá
Vapo vapo
Chik chik
Clik clik
Bi bi bi
Schii Shii

( Daniele, Gleici, Liliane e Márcia )

OBS: Este último som " Schii " representa o som do professor em sala de aula!

Inspiração para fazer uma "letra de música".
Trabalhando o gênero CORDEL.
Trabalhando o gênero "histórias em quadrinhos".

Atividades lúdicas sobre gêneros textuais.


Conceituando gêneros textuais. Participação dos professores cursistas.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Oficina II - trabalhando gêneros textuais.

Na nossa 2º oficina conversamos sobre gêneros textuais. ( TP3 - unidades 9 e 10 ).
Segundo Marcuschi, os gêneros textuais "(...) são fenômenos históricos, profundamente vinculados à vida cultural e social. Fruto do trabalho coletivo, os gêneros contribuem para ordenar e estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia. (...) Surgem emparelhados a necessidades e atividades sócioculturais.(...). Caracterizam-se muito mais por suas funções comunicativas, cognitivas e institucionais do que por suas peculiaridades linguísticas e estruturais".
Alguns exemplos de gêneros textuais:

Telefonema, sermão, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunião de concomínio, horóscopo, receita culinária, bula de remédio, lista de compras, cardápio, resenha, outdoor,piada, aulas virtuais etc. São incontáveis e assim como surgem, podem desaparecer.

O nosso 1º momento foi gratificante, pois o conceito de"gêneros textuais" ficou bem claro para nós. Observamos que alguns livros trabalhados em sala de aula, não estão de acordo com essa ideia de gêneros e que realmente se faz necessário um estudo mais profundo sobre essa questão.

No nosso 2º momento ( relato de experiência ) todos puderam compartilhar a experiência vivida em sala de aula. A Sugestão do TP " avançando na prática" sobre biografia foi a mais utilizada. A maior dificuldade dos alunos, na sua grande maioria, foi confeccionar uma autobiografia em terceira pessoa, como o proposto na página 25 do TP3. Muitas estratégias foram utilizadas para facilitar a atividade do aluno como: leituras de outras biografias, entrevistas com pessoas importantes da escola ou da comunidade, entrevista com o colega de classe etc.
O tema transversal "TRABALHO" foi amplamente analisado e questionado nas aulas. Alguns cursistas confessaram ter mudado seu conceito de trabalho depois do estudo do TP e de algumas atividades específicas para seus alunos.

Reservamos nosso 3º momento para atividades lúdicas sobre "gêneros textuais". A turma foi dividida em cinco grupos. Cada grupo ganhou um envelope rosa. dentro desse envelope havia um gênero a ser trabalhado ( criado e apresentado ) por eles. Nosso resultado foi melhor do que o esperado. Letra de música, histórias em quadrinhos, cordel, poema e carta pessoal. Ô povo criativo !!!

Minhas memórias.

Lembrar da minha infância é lembrar dos bons momentos vividos na escola. Os desenhos bem coloridos ( amo desenhar até hoje ), as músicas de Vinícius de Moraes, as poesias de Cecília Meireles dramatizadas pelos alunos, as histórias longas que nunca tinham fim ( para desespero da professora ), as coreografias ensaiadas várias horas e muitas, muitas brincadeiras como: corda, elástico, bola , ping-pong, etc.
Acho que o "mundo das letras" invadiu-me desde pequena e foi o que, mais tarde, me ajudou no vestibular. A redação tão temida por todos e até por mim, foi meu ponto forte.
Desde bem cedo ouço histórias. Minha mãe ( professora ) sempre me contou histórias, para dormir e para ficar acordada também.
A Igreja foi e é fundamental para minha vida. leituras das histórias da Blíblia, dos versículos, as gincanas, as músicas! Ah... as músicas ! ( nessa parte meu pai tem grande participação ).
Eu espero que boas lembranças como essas invadam a cabecinha da minha filha, que me parece gostar das mesmas coisas. Será influência? Faço o que acho que deve ser feito.


Eis um poema que marcou a minha infância:


A BAILARINA

Esta menina
tão pequenina
Quer ser bailarina

Não conhece nem dó nem ré
Mas sabe ficar na ponta do pé.

Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo para cá e para lá.

Não conhece nem lá nem si,
Mas fecha os olhos e sorri.

Roda, roda roda com os bracinhos no ar
E não fica tonta nem sai do lugar.

Põe na cabeça uma estrela e um véu
E diz que caiu do céu.

Esta menina
tão pequenina
Quer ser bailarina.

Mas depois esquece todas as danças,
e também quer dormir como as outras crianças.
( Cecília Meireles )

sexta-feira, 17 de abril de 2009


Uma homenagem da turma " verde " para nossa formadora. Hora de voltar para casa e por em prática tudo que se aprendeu.

" O mundo dos livros". Ai que vontade de comprar tudo!

Pausa para fotos!!!

Lucimar , coordenadora do Gestar II aqui em cachoeiras , eu e Regina , formadora de matemática .

A formadora Keyla Lima. Passou com firmesa e desembaraço todo o conteúdo. Mostrou que conhecimento e humildade podem andar de mãos dadas.

Bons momentos no Gestar II Niterói - RJ


Minha turma. Gente estudiosa.

Como tudo começou.


Em 2008 surgiu a oportunidade de participar de uma Formação Continuada . Fiquei muito feliz, afinal, já estava sentindo falta de estudar, um pouco mais a fundo, as questões da nossa língua materna.

Quando soube que seria mediadora do curso aqui no município de Cachoeiras de Macacu, fiquei um pouco apreensiva, pois a responsabilidade é grande! Mas entedi que essa era ( e é ) uma grande oportunidade de crescer como profissional. Aceitei o desafio!

Em março de 2009, estive em Niterói por cinco dias, no Gestar II. Foram momentos gratificantes de estudos. Aprendi e estou aprendendo muito! Conheci pessoas sonhadoras como eu, que veem na educação, uma porta para tranformação do nosso País.

Estudar gêneros textuais, tipos textuais, coesão e coerência de um texto e outros assuntos, foi um prazer e é com esse mesmo prazer que eu tento passar esses conteúdos para os cursistas aqui em Cachoeiras. Gente inteligente e dinâmica. Brasil! Prepare-se para receber boas notícias do povo de Cachoeiras de Macacu!




quarta-feira, 15 de abril de 2009

1º Encontro - Gestar II Cachoeiras de Macacu / RJ

.
Nesta Oficina inaugural ( 06 de abril ) , realizamos a dinâmica: " O que plantamos , colhemos".
Todos puderam se apresentar e dizer o que gostariam de plantar neste Gestar II para que no futuro, bem próximo, colhessem. Palavras como: "esperança", "dedicação"," amor", "dinamismo", "criatividade", etc. foram ditas com muita determinação. Todos nós acreditamos que essa formação continuada enriquecerá nossa prática pedagógica. Não resolveremos sozinhos o "problema da educação no Brasil"mas a nossa contribuição, a nossa parte é : estudar, questionar, refletir e saber que através da Educação , podemos ter um Brasil melhor.
Mais uma vez cito Cora Coralina:
" feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Árvore quase completa.

Nossa árvore ficou linda!!! Na nossa última oficina ,deste 1º período do Gestar II , traremos nossos frutos e colocaremos nela. Estamos confiando que colheremos bons frutos, afinal, só plantamos "coisas boas".

domingo, 12 de abril de 2009

Equipe de Trabalho


Luiza ( gerente de projetos ), eu e Lucimar ( coordenadora administrativa do Gestar II ). Meninas trabalhadeiras!!!

GESTAR II - CACHOEIRAS DE MACACU / RJ

O QUE É O GESTAR II ?
Programa de formação CONTINUADA para professores de português e matemática das séries finais do Ensino Fundamental.

Encontros pontuais de reflexão sobre questões teórico-práticas com formadores do CForm/UnB e acompanhamento sistemático, à distância, dos encontros entre formadores e cursistas de cada região.

OBJETIVOS DO GESTAR II
Colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática.

Contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica.

Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.

OBJETIVOS DO GESTAR II DE LÍNGUA PORTUGUESA
Propiciar aos alunos o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.

Inserir os alunos na sociedade, como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias situações de convivência social como também de se expressar criticamente em relação a elas.

Introduzir os professores na apreciação da cultura letrada (local, regional, nacional e internacional).

Estabelecer o diálogo entre a cultura letrada e as demais linguagens e manifestações culturais.